Como foi fazer parte das olimpíadas e paralimpíadas Rio 2016? Guilherme Marques, fisioterapeuta Kinex, conta sua experiência de fazer parte da equipe de fisioterapeutas, confira:

 

E foi assim, suor, dor, glória, derrota, superação, espetáculo […] um tsunami de emoções e sensações vividas em poucos dias, mas que ficaram na memória para sempre. Estar nos jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro e fazer parte do todo foi inenarrável.

Trabalhei em ambos os eventos como Fisioterapeuta do FOP (Field of Play), para quem não conhece a função, eu era o socorrista e atendente imediato dentro do campo de jogo, estive com o Atletismo Olímpico no estádio Olímpico e Triatlon Paralímpico em Copacabana.

Dois eventos, a primeira vista parecidos, porém muito distantes um do outro. Sempre tive uma pergunta que muitos provavelmente têm: Por que não juntar o evento Paralímpico com o Olímpico e, de uma vez, acabar com a diferença e mostrar que o mundo é sim inclusivo?

Coleguismo e Cumplicidade:

Fiquei 10 dias nos jogos olímpicos e presenciei vitória, glamour, quebra de recordes, disputas, superação, mas acima de tudo COMPETIÇÃO, e quando cheguei às Paralimpíadas me deparei com uma realidade muito diferente. Claro que vi quebra de recordes, vitórias, derrotas e disputas, mas acima de tudo, muito coleguismo, cumplicidade, parcerias e emoções.

A cidade do Rio abraçou os atletas paralímpicos de uma forma jamais vista. Com recorde de público e calor humano, os atletas eram aplaudidos com entusiasmo, não somente no ambiente de competição, mas nas ruas e no trajeto até a Vila Olímpica eram ovacionados.

Orgulho:

Quanto ao trabalho de Fisioterapeuta Esportivo em ambos os eventos, foi algo fantástico! Estar dentro, literalmente, dos maiores eventos esportivos do planeta, fazer contatos e poder mostrar aos atletas, técnicos e demais profissionais da saúde que a Fisioterapia é indispensável e necessária, foi de muito orgulho. A fisioterapia Brasileira atingiu um novo patamar e se tornou referência no âmbito desportivo mundial e o que me deixa mais exaltado foi que a KINEX FISIOTERAPIA esteve lá e deu o seu melhor!