A forma como você senta, levanta uma caixa, varre a casa ou treina pode fazer uma grande diferença em sua qualidade de vida. Por isso corrigir os movimentos é tão importante. Os fisioterapeutas são os profissionais responsáveis por ajudá-lo a identificar se há movimentos que estão prejudicando seu corpo e corrigi-los.
Segundo a Dra. Shirley Sahrmann, fisioterapeuta americana mundialmente reconhecida por estudar as disfunções do movimento, “movimentos repetitivos e a má postura podem alterar funções do corpo e causar dor. Eles afetam as pessoas de maneiras diferentes, já que há diferença de altura, de peso, da demanda de atividades, entre outros. Essas diferenças influenciam a adaptação dos tecidos”.
Ela apresentou um estudo durante o Congresso Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e da Atividade Física (SONAFE), que aconteceu essa semana em Goiás.
Todos os fisioterapeutas da Kinex estavam lá.
“Essas características se aplicam aos atletas, profissionais ou não, e também às pessoas que praticam atividade física regularmente. Não existe um fator causal, e sim uma somatória de fatores que aumentam a pré disposição às lesões. Por isso é importante passar por uma boa avaliação fisioterapêutica e seguir as orientações. Os movimentos podem ser corrigidos com treinos e há inúmeros recursos para isso”, explica o fisioterapeuta da Kinex, Guilherme Marques.
Quanto melhor forem seus movimentos, menor será a incidência de dores e, se você é atleta, menores as chances de lesões. Princípio para guardar para a vida!