Já não é segredo que a alimentação é um complemento poderoso para um melhor rendimento e aproveitamento dos treinos. A nutricionista da Kinex Fisioterapia, Priscila Peixoto, explica que no pós-treino, a alimentação é responsável por fornecer os nutrientes certos para dar mais energia e recuperar os músculos do corpo.
“A alimentação pós treino é um dos momentos mais importantes do processo. O organismo precisa de nutrientes, vitaminas e minerais para repor a energia que foi perdida. Tudo acaba sendo absorvido de forma muito rápida!”.

Quando terminamos os exercícios, se não nos alimentarmos corretamente, o corpo pode utilizar a massa muscular para repor as energias. Após o exercício físico, nas primeiras duas horas, mas principalmente nos primeiros 30 minutos, a atividade de uma enzima chamada glicogênio sintetase é máxima. “Por isso é importante preparar uma alimentação pós-treino mais completa”, destaca Priscila.
Leia também:
Você presta atenção em seus movimentos?
O que é Recovery?

Confira as dicas para uma alimentação pós-treino equilibrada.

Proteína – irão auxiliar na recuperação dos músculos.
Alimentos: frango (preferencialmente orgânico), iogurte, peixes (salmão, tilápia, sardinha), ovos, mussarela de búfala, quinua real, cogumelos.

 
Ômega 3 – substância ajuda na circulação do sangue, levando mais oxigênio para os músculos aumentando a força e recuperação da energia.
Alimentos: salmão, sardinha, atum, linhaça triturada.

 
Antioxidantes – vão bloquear a ação dos radicais livres formados durante o exercício

  • Os óleos, sementes, gérmen de trigo e ovos – ricos em Vitamina E
  • Acerola, caju, brócolis, caju, morango, kiwi, espinafre- ricos em vitamina C
  • Abóbora, cenoura, melancia, tomate, mamão – fontes de carotenoídes
  • Marisco, carne vermelha – fontes de Zinco
  • Castanha do pará, aves, carne vermelha, grãos de aveia e arroz integra – fontes de selênio

Quer saber mais?

Procure a ajuda da nutricionista para avaliação e elaboração de um plano alimentar adequado as suas necessidades e carga de atividade física. Assim você aumenta seu rendimento e consome os alimentos certos no pós-treino.