Estamos vivendo uma época onde uma onda de Fake News, traduzido livremente como “notícias falsas”, está tomando nosso cotidiano, principalmente nas redes sociais como Facebook e Instagram e no WhatsApp.
Com inúmeros compartilhamentos, muitas vezes sem a preocupação das pessoas em verificar a autenticidade das informações, é preciso ficar alerta. Como é difícil achar um responsável, nós mesmos temos que ter a consciência em procurar saber se aquele assunto em questão é confiável, ou se aquela
informação é correta ou adequada.
A área da saúde também acaba sendo prejudicada. É comum achar e receber informações com “curas milagrosas”, dicas mirabolantes, rituais tradicionais e muitas outras informações que podem prejudicar alguém.
Nós, fisioterapeutas e demais profissionais da área da saúde, devemos ter a consciência de sempre estarmos atualizados em estudos científicos e utilizar a prática baseada em evidências. Essa é uma abordagem que possibilita a melhoria da qualidade dos atendimentos e consequentemente a saúde do paciente.
Trabalhando com informações e técnicas que têm embasamento científico, fugimos dessa moda de Fake News.
Com o uso da prática baseada em evidências melhoramos a qualidade do cuidado prestado ao paciente e intensificamos o julgamento clínico.
Os profissionais da área da saúde devem saber como obter e interpretar dados para embasar sua prática na melhor evidência disponível. Com isso, as intervenções tornam-se mais efetivas e seus resultados proporcionam melhorias.
Devemos ter a consciência de que podemos contribuir para a mudança da prática baseada em tradição e rituais, para uma prática reflexiva baseada em conhecimento científico, promovendo a melhoria da qualidade de nossos atendimentos.
Quer saber mais? CLIQUE AQUI
Texto do fisioterapeuta René Faria – Crefito-3/ 215484-F