Foi jogar aquele futebol da firma e levou “uma pancadinha” do colega que achou que estava na final da Libertadores? Pois é? Acontece! Mas como saber se você precisa se preocupar com essa pancada?
Um trauma de baixo impacto pode ocorrer sem deixar grandes sequelas ou mesmo sem causar nenhum dano estrutural para o corpo (ou seja, não causar lesão). E na maior parte das vezes, uma “pancadinha” não passa disso mesmo e o nosso corpo consegue resolver o problema em alguns dias. Mas, às vezes, mesmo uma pancada leve pode causar alguma lesão um pouco mais séria. Via de regra, o ideal é procurar alguma ajuda especializada, seja de um médico ou de um fisioterapeuta que atue na área para tirar a dúvida.
Alguns sinais podem acender uma luz de alerta:
- inchaço importante no local do trauma;
- hematoma no local ou próximo a ele;
- dor importante relacionada a algum movimento específico (por ex, dor ao flexionar o joelho);
- dor que não diminui com o passar de alguns dias;
- dor em outro local não diretamente relacionada à pancada (por ex, pancada na coluna, na região torácica associada a dor na região cervical, ou relacionada aos movimentos de cabeça).
Além disso e sempre bom lembrar: traumas na coluna ou na cabeça devem ser avaliados por um médico, ok?
Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente! Nossos fisioterapeutas podem te orientar para que vc não fique na dúvida.
Texto por Fábio Conrado, Fisioterapeuta.