Ping Pong com a Nutri – Priscila Peixoto
Tem gente que gosta demais, tem gente que gosta de menos.
Apesar do chá não ser unanimidade, as suas propriedades e benefícios são imprescindíveis para quem quer manter uma dieta equilibrada. Geralmente prescritos pelos nutricionistas, os chás auxiliam na hidratação do corpo, na reposição de minerais, desintoxicação e no ganho de energia.
Hoje o Ping Pong com a nutricionista da Kinex Fisioterapia, Priscila Peixoto, vai esclarecer sua dúvida: chá e esporte combinam?
Combina sim!
Priscila – Os chás auxiliam na performance esportiva porque contém substâncias capazes de ajudar na recuperação muscular, na imunidade e mesmo na concentração, tão importante para quem pratica qualquer atividade física. Em uma dieta equilibrada, o chá costuma ser inserido em jejum ou mesmo entre ou após as refeições e treinos, para que o corpo absorva o máximo possível de suas propriedades.
Chá de gengibre – recuperação muscular
Priscila – O gengibre é uma raiz, bastante conhecida na culinária e também por cantores, por suas propriedades anti-inflamatórias. E é por isso mesmo que o chá de gengibre pode ser incluído nas dietas dos atletas e praticantes de atividades físicas. Além de suas propriedades anti-inflamatórias, que auxiliam a imunidade do organismo, o gengibre auxilia na recuperação muscular, é anticoagulante e excelente desintoxicante.
O gengibre contém a substância zingiberina, que pode aumentar em até 20% o metabolismo por estimular a queima energética. Importante lembrar que essa aceleração do metabolismo acontece se estiver aliada à prática regular de exercícios e a uma alimentação saudável. O chá de gengibre pode ser consumido antes, durante e após o treino. Quem não gostar do chá quente pode tomar gelado, até no máximo 8h após o preparo. A quantidade deve ser orientada pelo nutricionista.
Chá verde – energia e foco extras
Priscila – O chá verde é preparado a partir brotos e folhas de uma erva chamada Camellia Sinensis. É indicado para todos os esportes como: corrida, maratona, musculação, fitness, natação, ciclismo, futebol, handebol entre outros.
Devido a seus ingredientes únicos, especialmente catequinas (C, EC, EGC, ECG, EGCG), a L-teanina, taninos e cafeína, que melhoram o desempenho esportivo, o chá aumenta a taxa metabólica basal que estimula a queima de gordura. Juntas, essas substâncias diminuem o estresse oxidativo dos músculos, causado pelos exercícios, e aumentam a concentração. Todo esse composto ajuda na performance do esportista.
Dê importância também à preparação correta, especialmente à temperatura e tempo de infusão. Ele deve ser ingerido longe das principais refeições.
Cuidados – pergunte sempre ao nutricionista
Priscila – As propriedades e benefícios dos chás para a saúde são inegáveis, mas assim como todos os alimentos, é preciso ingerir o tipo e a dosagem certa. Isso é definido após exames e uma avaliação nutricional de cada pessoa, para que os objetivos que ela tem com a prática de atividade física sejam beneficiados com os chás. Se ingeridos em quantidades exageradas ou em horários errados, os chás podem causar desconforto gastrointestinal, alterações na tiroide ou mesmo comprometer a pressão arterial.
Uma rotina de treinos e exercícios ao lado de uma alimentação equilibrada só melhoram sua qualidade de vida!
[gdlr_button href=”https://kinex.estruturaconsult.com.br/contato/” target=”_self” size=”medium” background=”#000000″ color=”#ffffff”]ENTRE EM CONTATO[/gdlr_button]