Dor de cabeça ou cefaleia é um comum sintoma apresentado por muitas pessoas, principalmente com mais de 15 anos de idade aqui na Kinex Fisioterapia em São Paulo.

Este sintoma é relatado como uma das dores crônicas, aquela com mais de três meses, como uma das mais frequentes na população mundial.

O maior problema não está somente em sentir este tipo de incômodo, mas por ele ter relação com os altos índices de automedicação e seu impacto socioeconômico e na qualidade de vida das pessoas que a apresentam.

Porém, deve-se atentar a este e outros sintomas, pois as cefaleias podem ter várias causas:

– traumas ou lesões na cabeça e cervical;
– disfunções vasculares no crânio ou cervical;
– doenças infecciosas;
– patologias relacionadas ao tecido musculoesquelético, também chamada de cefaleia
tensional.

O que é cefaleia tensional?

A cefaleia tensional é um dos tipos mais prevalentes na população geral. Segundo a Sociedade Internacional de Cefaleia, acomete cerca de 30 a 78% da população.

Pode ser caracterizada por uma dor maçante ou tediosa, não-pulsátil, difusa e/ou sentida em forma de faixa na região da cabeça, face ou pescoço.

Ela ainda pode ser classificada em crônica ou infrequente, esta última, relacionada a episódios temporais, ou seja, relacionada à fatores específicos ocorridos no dia do indivíduo.

Como há diferentes causas, é sempre necessário verificar como e quando começou a dor, a quanto tempo este sintoma permanece, se há variações durante o dia ou durante atividades.

A causa da cefaleia tensional pode ser tanto de fatores psicológicos, como estresse e descargas emocionais, ou por sobrecarga física, relacionada à contração muscular.

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da cefaleia tensional?

A respeito dos fatores musculares, pode-se encontrar um aumento da sensibilidade e/ou da tensão dos músculos da cabeça e do pescoço, em alguns casos afetando o ombro também.

A fisioterapia é uma excelente aliada no tratamento da cefaleia tensional. Nesses casos, o fisioterapeuta faz uma avaliação criteriosa do paciente.

Para o tratamento, ele pode utilizar várias técnicas e recursos ao longo do acompanhamento, como a terapia manual, a acupuntura e exercícios com finalidade de diminuir o sintoma, melhorar e manter a função dos tecidos envolvidos na dor de cabeça funcional.

Quer saber mais?
Agende uma avaliação com os fisioterapeutas da Kinex Fisioterapia em uma de nossas três unidades em São Paulo:
Kinex Vila Mariana – 11 97154.0466
Kinex Vila Madalena – 11 99737.2548
Kinex Chácara Santo Antônio – 11 97497.0961

Texto do fisioterapeuta, Anderson Oliveira – Crefito 3 227243-F