Por Marina Tolão (Crefito-3: 227391-F)

O MMA (Mixed Martial Arts – Artes Marciais Mistas) é uma modalidade esportiva relativamente recente, que começou a ser praticada por volta da década de 90 (FERREIRA FILHO e MACCARELLO, 2009).

Muitas disciplinas de artes marciais são praticadas em esportes de combate, como: boxe, muay thai, jiu-jitsu brasileiro, judô, karate, wrestling, entre outros.

Cada arte marcial evoluiu ao longo de gerações e é única em sua distribuição relativa de técnicas de luta, como golpear, agarrar e derrubar (JENSEN et. al, 2016).

Devido a essa mistura, tornou-se a modalidade de luta mais completa e complexa dentre os esportes (BARRETO, 2003).

Um detalhe importante desse esporte é a quantidade (e intensidade) dos treinos realizados semanalmente.

Geralmente os atletas de alto rendimento possuem uma média de 3 (três) a 4 (quatro) treinos por dia, 6 (seis) dias por semana; dificultando dessa forma a recuperação muscular e articular, que permanece sobrecarregada constantemente.

Outro dado importante desta modalidade, que se diferencia dos outros esportes é a questão da perda de peso. É comum durante o período de pré-competição os atletas perderem de 10 a 15kg durante a preparação da luta nos 2 ou 3 meses que a antecedem.

Quais são os tipos de lesões no MMA?

Como todo esporte, o MMA está susceptível a lesões, os estudos mostram que a maioria delas ocorre nas competições. Podemos classificá-las entre lesões teciduais (mais superficiais – lacerações, escoriações – pele) e lesões articulares (mais profundas – óssea, muscular, tendínea, ligamentar), além das concussões que são muito comuns devido ao impacto dos golpes.

Podemos associar também os tipos de lesões de acordo com a modalidade de combate, por exemplo: as disciplinas predominantes como o boxe, o karatê e o Muay Thai apresentam altas taxas de lesões na cabeça e no rosto, enquanto que as disciplinas predominantes na submissão, como jiu-jitsu, judô e wrestling tem altas taxas de lesões nas articulações.

Dentre as lesões articulares, as que ocorrem com maior frequência são: contusão,fratura, tensão, entorse e luxação. (JENSEN et. al, 2016).

Confira a baixo algumas lesões identificadas em estudos recentes:

Por mais que seja um desafio lidar com essa modalidade esportiva, a manutenção e prevenção de lesões é muito importante para manter o rendimento nos treinos e a qualidade da performance desses atletas.

Precisa de acompanhamento ou quer saber mais? Fale com nossos especialistas. CLIQUE AQUI